Aprendizado DM

..

1° Clancast DeMolay

Saiu o primeiro Clancast DeMolay, ao qual trará explicações sobre o que é a Ordem DeMolay, e informações acerca do Clancast. Confira!

Filantropia - DeMolays Participam da Pintura do Abrigo para Idosos Ana Ribeiro

Projeto filantrópico contou com a presença dos DeMolays do Capítulo Serra-talhadense n°721. Confira!

Verdades e Mitos!

Respostas de perguntas típicas sobre a Ordem DeMolay, diferenciando o que é verdade e mito!

Construindo

Construindo.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Esclarecimentos

  

  Irmãos, tios e visitantes, gostaria de esclarecer a minha falta esses dias no blog, já que não respondia comentários, nem postava nada.
    O principal motivo foi a falta de internet em minha casa, o que impediu a minha frequência no blog. Além do mais, meu tempo é limitado por natureza, haja visto que sou universitário e preciso estudar, então a falta de internet, e a falta de tempo me impediram de estar presente no blog.
    Outra coisa que gostaria de notificar é que não poderei (por ora) mais criar os Clancasts, pois são necessários os seguintes fatores: tempo, ambiente propício, um bom microfone e alguns ajustes no modelo do programa, para que fique mais agradável. Eu o fazia em momentos em que havia silencio em meu APERTAMENTO, coisa que não existe mais. Sendo assim o projeto do Clancast está suspenso, até que eu possa reverter essa situação.
    No mais é isso, sabemos que minha ausência causa essa parada no blog, esse é o problema de um blog individual. Mas vem cá, algum leitor não se interessaria em fazer parte do Clan DeMolay? Eu imploro! Brincadeira. 
    Espero que me entendam e não deixem de visitar o blog, eu estarei me esforçando para trazer mais postagens na base do possível.





quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

#1 Entrevista - João Victor (MCEA-PE)

Paulo Rafael (MCN), e João Victor (MCEA-PE) - à direita
    É com grande honra que venho abrir a sessão de entrevistas do blog "Clan DeMolay"; para tal momento nada mais justo para abrir com chave de ouro, que uma entrevista com o irmão João Victor - Mestre Conselheiro Estadual Adjunto de Pernambuco, e meu padrinho de Ordem.

CD - Em que dia iniciou, e qual a sensação obtida com a cerimônia?
JV: Iniciei no dia 16/12/2005, uma sexta-feira, às 17h, no Capítulo Salgueiro. A cerimônia foi bem reflexiva pra mim, algo que eu sentia que seria o divisor de águas em minha vida. Mesmo em tenra idade – tinha apenas 13 anos na ocasião do ingresso – sentia a importância daquela cerimônia para mim. Era algo diferente também, porque não havia um Capítulo em nossa cidade ainda e eu sabia que teria de me deslocar quinzenalmente àquela cidade para participar das reuniões. Entrementes foi algo bastante proveitoso,  porque fui membro de um dos mais tradicionais Capítulos pernambucanos e lá tive grande parte do meu aprendizado eterno na Ordem DeMolay.

CD - Quais projetos da ordem DeMolay obtiveram sua admiração?
JV: Na minha jornada como DeMolay pude ver nascer e serem postos em prática alguns projetos a nível Capitular (municipal), Estadual e Nacional. São exemplos, a adoção de uma escola estadual na cidade; fazer a ponte entre algumas pessoas de  e as esferas de governo, para que eles fossem beneficiados com projetos de auxílio; e os projetos de Autobiografia DeMolay e Kit virtual DeMolay: os vi nascer e crescer dentro do capítulo e tomarem dimensões que não se imaginam facilmente. A nível estadual admiro muito o MCE Mirim, projeto dos Irmãos Ryan Nunes e Jorge Henrique Feitosa quando MCE’s para incentivar a maior participação dos membros mais jovens nos congressos estaduais e para prepará-los a serem futuramente candidatos a líderes estaduais. Admiro também, o projeto do Supremo Capítulo Pernambucano. Sempre tive em mente que o reconhecimento é a melhor premiação que se pode ter numa sociedade como a nossa, e esse projeto que premia os melhores ritualistas do estado é de grande valia na questão reconhecimento. Brilhante ideia trazida pelos Irmãos Davi Medeiros e Paulo César quando líderes do estado. A nível nacional não há outro projeto que admire mais do que o da Academia Brasileira DeMolay de Letras que a cada ano, através da escrita, premia os jovens DeMolay’s com uma cadeira em suas fileiras. Um incentivo maravilhoso para os jovens buscarem escrever.

CD - Quais DeMolays foram de grande importância em sua Jornada?
JV: Vários e em várias ocasiões. Minha falha memória não permite listá-los por completo. Cito alguns dos quais sempre me recordo: Ryan Nunes, Jorge Henrique Feitosa, Rodrigo Lins, Giarlam Agra, Welson Costa, Carlos Eduardo Braga, Jean Barros, Filipe Santos, Diogo Guilherme, Filipi Diego e, claro, Renan Silva, o DeMolay que me acompanha desde o dia da nossa Iniciação em Salgueiro. Mais que um primo, tivemos nossa jornada igual dentro da Ordem: iniciamos, elevamos, investimos à Cavalaria e fomos investidos ao grau de Chevalier no mesmo dia. E, ainda por cima, agora construímos juntos a mesma gestão no Gabinete Estadual.

CD - Quais de suas conquistas dentro da Ordem mais te orgulham?
JV: Foram poucas e todas me orgulham. Tenho a imensa honra de ter sido o Mestre Conselheiro fundador do Capítulo Serra-talhadense. Também tenho o brio de ter sido o primeiro DeMolay serra-talhadense a ser honrado Chevalier. Agora represento meu Capítulo no estado de Pernambuco e no Brasil sendo Mestre Conselheiro Estadual Adjunto. Entretanto, não há honra maior do que propiciar que outros jovens possam conhecer a maravilha que é ser um DeMolay.

CD - O que o motiva a trabalhar pela Ordem DeMolay pernambucana?
JV: Saber que o que faço pode propiciar a oportunidade de outros jovens conhecerem a Ordem DeMolay. Tudo o que construí atualmente está direta ou indiretamente ligado ao DeMolay. Aprendi e aprendo muito vestindo aquela capa, dentro da Sala Capitular. Penso que devo retribuir esse aprendizado que eu recebo gratuitamente.

CD - O que pretende fazer depois de se tornar um Sênior DeMolay?
JV: Tornar-me um maçom para poder continuar trabalhando pela Ordem DeMolay. Sei que também posso trabalhar pela Ordem como Sênior, entretanto posso fazer bem mais por essa sociedade sendo um dos homens livres e de bons costumes.

CD - O que você pode contemplar ao ver a história que construiu na Ordem?
JV: O crescimento de muitas pessoas dentro e fora da Ordem. A transformação de jovens homens que iniciaram sem muitas perspectivas quanto ao DeMolay em verdadeiros homens de bem. Ver alguns irmãos que tive a honra de ser o padrinho de iniciação estarem atingindo altos níveis de reconhecimento tanto no Capítulo quanto em outras esferas de nossa Ordem, me faz ficar satisfeito por ter propiciado essa oportunidade para esses jovens homens de bem.

CD - O que vem a sua cabeça quando se fala do Capítulo Serra-talhadense?
Superação, Renascimento, Reconhecimento, União, Companheirismo e realmente todos os outros alicerces da Ordem DeMolay. Consigo ver o Capítulo Serra-talhadense como uma base onde eu posso erguer minha vida.

CD - Você foi o maior recrutador de membros que o capítulo Serra-talhadense já teve, como conseguiu isso?
JV: Acreditando nas pessoas. Sempre vejo o que as pessoas têm de melhor, tenho esse defeito (ou qualidade, talvez). Por mais que as pessoas tenham defeitos e que mostre-os, eu sempre vejo o que o jovem possa fazer pela Ordem DeMolay, o que a Ordem pode fazer com ele e como pode progredir como pessoa estando nas nossas fileiras.

CD - O que significa pra você ser o Mestre Conselheiro Estadual Adjunto?
JV: Ser um mensageiro e um farol para outras pessoas que queiram fazer o mesmo. Pensa-se muitas vezes que somos apenas a imagem. Entretanto o trabalho dos Mestres Conselheiros Estaduais e também dos membros do Grande Conselho Estadual vai muito além do que participar das reuniões Ritualísticas visitando Capítulos. O trabalho como MCE/MCEA está muito mais à frente de um computador, no celular, nas redes sociais etc. do que na Sala Capitular usando aquele colar azul.

CD - Se hoje todos pudessem ver essa entrevista, à quais pessoas você dedicaria suas vitórias e conquistas?
JV: Ao Pai Celestial, à minha Família (especialmente ao meu Pai que me indicou à Ordem), ao Capítulo Serra-talhadense (sem comentários) e a Nayre Lustosa (minha namorada) que me apoiou na decisão de ocupar o cargo de MCEA-PE e que sempre está do meu lado. Mas também gostaria de dividir os baixos e as derrotas, onde o Capítulo realmente passou a ser bem unido e consistente: dedico isso aos meus irmãos do Capítulo que estiveram na reconstrução dele e o fizeram ser como é hoje.

CD - Grato!

CD - Considerações finais?
JV: Não deixem de acreditar no seu potencial como DeMolay’s. Tenham a certeza que vocês podem crescer dentro da Ordem e que podem fazer muito por ela mesmo sem ocupar nenhum cargo dentro de seu Capítulo. Acreditem, também, nos três baluartes e nas sete virtudes cardeais de um DeMolay!
Forte Abraço.

 CD -   Foi realmente uma grande honra poder entrevistar esse cara que é em vida os valores da Ordem DeMolay.






domingo, 13 de janeiro de 2013

Verdades e Mitos! - Terceira Parte

   

    Graças à página "HumorDeMolay" do Facebook, consegui mais algumas perguntas interessantes para responder.
    É notável que muitos profanos ainda ligam a Ordem DeMolay, com o satanismo, ou máfias, por isso selecionei algumas perguntas do tipo, para que deixem esses mitos de lado, e aprendam a verdade sobre a nossa Ordem!

 De que máfia vocês participam?
    Nós não participamos de nenhuma máfia, ações ilícitas, são definitivamente vetadas pela nossa ordem. Todo DeMolay tem por obrigação seguir as leis de sua cidade, estado e país, nós juramos isso na nossa iniciação. Lutamos pela construção de uma sociedade limpa, sem vícios, sem corrupção, ou qualquer coisa que venha a causar transtornos ao nosso povo. Por isso entendam que a Ordem DeMolay é total contra QUALQUER máfia, e que não possui vínculo com nenhuma delas.

Vocês bebem sangue de bode na iniciação?
    Eu já havia postado no primeiro "Verdades e Mitos!", que não usamos sangue em nossa ordem, porém, as pessoas ainda têm essa ilusão. Se não usamos sangue de gente, também não usamos sangue de bode, isso é algo insano, e não ocorre na Ordem DeMolay, pois fazemos nossos trabalhos no mais perfeito juízo, nossas atividades são totalmente construtivas. Esse ato pode acontecer em seitas satânicas, mas, não na Ordem DeMolay. Não há nenhuma bebida na nossa iniciação, a não ser refrigerante depois da reunião, quando vamos comemorar a chegada dos novos membros!

Qual a relação de vocês com os Illuminati?
    Não existe nenhuma relação, os DeMolays não sabem nem o que é illuminati, a não se que pesquisem por livre e espontânea vontade. Temos laços apenas com a maçonaria que patrocina nossos capítulos doando seu templo para nossas reuniões, além de outras ordens que também são patrocinadas pela maçonaria, como a Estrela do Oriente, APJ, Filhas de Jó, etc.

DeMolay significa, lei do demônio?
    Não, DeMolay é o sobrenome do patrono da nossa ordem, Jacques DeMolay, ele foi o último Grão-Mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, foi torturado por 7 anos, pelo então rei da França Felipe "o  Belo", para que revelasse os segredos da ordem, o paradeiro e identidade dos outros cavaleiros templários, e onde eles escondiam seus tesouros, Jacques nada revelou em sinal de fidelidade aos seus irmãos de Ordem e por isso o queimaram vivo. Sendo assim ele se tornou um exemplo de companheirismo ao qual todo DeMolay deve seguir, e assim também herdamos o seu nome, como o da nossa Ordem!

Depois que vocês entram ficam ricos, né?
    Claro, se trabalharmos muito e crescermos na vida profissional, certamente ficaremos ricos, mas, o fato de ser DeMolay de nada influencia nisso, a não ser que você estará em um meio onde existem maçons donos de empresas e eles poderão te arranjar uma oferta de emprego (possibilidade). O que dá dinheiro não é a Ordem DeMolay, e sua força de vontade em fazer bem feito, sua função profissional! Então entrar na Ordem não fará com que você fique rico.

Quem é o Deus da Ordem DeMolay?
    Isso é pessoal de cada membro, a ordem acredita que existe um Ser Supremo, criador do céu e da terra, porém é só isso, o resto é opinião de cada um. A Ordem DeMolay não criou um Deus para si, já que não é uma religião,  então, exige apenas que cada membro tenha sua fé em um Criador do universo. Não importa se você é católico, evangélico, judeu, etc.

É verdade que vocês prometem seu primeiro filho ao demônio?
    Não, a única coisa que prometemos é que seremos melhores filhos, amigos e irmãos, prometemos defender a nossa pátria, honrar as mulheres, enfim, prometemos coisas que nos tragam um crescimento, que nos tragam honra e elogios, nada de coisas relacionadas a essas atrocidades que muitas pessoas insistem em falar. Nenhum DeMolay nunca prometeria, ou faria algo tão horrível. Isso não seria digno dos elogios dos homens de bem. 

Vocês não podem sair da Ordem depois que entram, né?
    Podemos sim, estamos lá de livre e espontânea vontade, e como não poderíamos sair de uma instituição à qual podemos ser expulsos, caso não seguirmos as regras? Nada nos prende a ordem, a não ser a nossa vontade própria!

E por que vocês não fogem de lá?
    Por que nós não fugimos do que nos traz o bem, o crescimento e a evolução que um grande líder deve ter, fugimos de coisas ruins, como a corrupção, a mentira, o roubo, a falta de educação, de solidariedade. Enfim, na Ordem aprendemos o que de melhor poderíamos aprender, e essa oportunidade não se deve ser jogada fora.


Irmãos, e pessoas em geral, se quiserem que eu faça mais "Verdades e Mitos!" com suas dúvidas, ou de pessoas que vocês conhecem, enviem-me um email com essas dúvidas e poderei estar aqui respondendo esses questionamentos.
Email: ClanDeMolay@gmail.com
Não se esqueçam de assinar o nosso feed!


quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Verdades e Mitos! - Segunda Parte



    Existem algumas outras perguntas que costumeiramente nós (DeMolays) recebemos de alguns profanos. Sendo assim tentarei responder mais algumas típicas.

Por que na Ordem de vocês só podem entrar homens?
    Nossa ordem foi criada em uma época onde a sociedade era patriarcal, ou seja, o homem era o chefe de família, sendo o responsável do lar, eles também estavam vivendo o fim da 1° guerra mundial e por isso muitos pais de família haviam morrido, deixando suas atribuições para seus filhos(homens), esses que não estavam maduros o suficiente para assumir tais responsabilidades. Então, Frank Sherman Land vendo esse cenário e inspirado no jovem Louis Gordon Lower, criou a Ordem DeMolay para jovens do sexo masculino, tentando passar os ensinamentos que um pai ensinaria ao seu filho, ensinamentos que construiriam um grande homem.

Por que essa ordem é secreta?
    Não somos uma ordem secreta, somos uma ordem restrita, ou discreta com alguns preferem dizer; se secretos fossemos, muito dificilmente saberiam da nossa existência. Temos nossas regulamentações em cartórios, as pessoas podem saber as datas de nossas reuniões, o local e horários, coisa que nunca iriam saber se fosse uma máfia ou algo do tipo.  Sendo assim as todo mundo pode saber dos nossos trabalhos, podem nos fazer visitas em cerimônias abertas, porém, não podem participar de algumas reuniões em especial, pois, são restritas aos membros da ordem DeMolay.

É verdade que vocês são o primeiro estágio da maçonaria ou maçonaria para jovens?
    Maçonaria é uma coisa, DeMolay é outra. Maçonaria é uma ORDEM e DeMolay é outra ORDEM,  as duas são distintas e únicas. Porém, existe um laço entre a Maçonaria e a Ordem DeMolay, pois, ela patrocina a nossa ordem, cedendo seu templo para que possamos realizar nossas reuniões, assim como também maçons, esses que irão nos aconselhar e ajudar a guiar as atividades do capítulo.

Então você começa no DeMolay e depois vira maçom?
    Existe a possibilidade, mas não é garantia, já que para adentrar a maçonaria, também existe uma sindicância e votação. Sendo DeMolay, você estará mais próximo da maçonaria  e pode ter uma maior facilidade de ser indicado a mesma, e quem sabe vir a ser maçom, mas repito, ser DeMolay não garante que seremos indicados a maçonaria.

Então por que ter cerimonias fechadas?
    É simples, temos cerimonias fechadas para que os ensinamentos da ordem DeMolay sejam transmitidos apenas para àqueles que merecem contempla-los, para pessoas que por comprovada idoneidade moral, seja digno da evolução que a Ordem nos trás. 

Irmãos, e pessoas em geral, se quiserem que eu faça mais "Verdades e Mitos!" com suas dúvidas, ou de pessoas que vocês conhecem, enviem-me um email com essas dúvidas e poderei estar aqui respondendo esses questionamentos.

Email: ClanDeMolay@gmail.com

Não se esqueçam de assinar o nosso feed!




    

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Verdades e Mitos!


   
 Em tempos passados, eu (Filipe dos Santos") postei em meu site o texto respondendo algumas perguntas sobre ordens paramaçônicas, as pessoas gostaram das explicações, e nada mais justo que trazê-las pro Clan DeMolay, espero que gostem!

- É verdade que lá onde vocês se reúnem, tem um bode?
 Claro que não, afinal estamos indo a um Templo e não a uma fazenda, o símbolo do bode não faz parte de nenhuma ordem paramaçônica vista por mim.

- Vocês usam sangue nos seus rituais?
 Nunca, sangue é símbolo de vida, sem sangue não estaríamos firmes e forte para viver, para fazer o bem, então não desperdiçaríamos esse bem precioso por nada, o nosso sangue deve ser usado para ajudar quem precisa dele, por isso o incentivo a doação de sangue é constantemente feito por nós.

- Essa ordem de vocês é uma religião?
 Não, muito pelo contrário, é uma organização que aceita membros das mais variadas religiões, desde que eles acreditem num único ser supremo, criador do céu e da terra. Essa forma de manter a ordem com membros das mais variadas religiões, nos ensina a ser tolerantes em nossas opiniões respeitando assim todos os irmãos e religiões.

- Vocês ajudam outros membros que estejam em maus condições?
 Certamente, todos os membros da nossa ordem, são considerados irmãos/primos e tomando por exemplo a sua família tenho certeza que nunca deixaria um irmão teu em condições ruins, pode ter certeza que apoio sempre teremos dos nossos irmãos, primos e tios.

- O que vocês fazem lá?
 Nos reunimos, e debatemos os mais variados assuntos, planejamos filantropias, iniciações, elevações, debatemos questões críticas, estudamos simbologias e histórias, aprimoramos nossa postura em um meio social, melhoramos nossa oratória, debatemos assuntos relativos a administração capitular, etc.

- Vocês têm uma hierarquia?
 De certa forma sim, mas existe um respeito mútuo, e por maior que seja o cargo, ele está alí para orientar e administrar, cada membro é ordenado pelas regras da Ordem, e não pelas vontades do presidente. A igualdade prevalece entre os altos cargo e os pequenos, pois a união de todos eleva a força e efetividade da nossa ordem.

- Vocês agem melhorando pessoas ruins?
 De forma alguma, nós agimos aperfeiçoando os bons, por isso é uma ordem muito seletiva, pessoas ruins não são qualificadas as nossas iniciações. Somos como muitos membros dizem: Uma escola de líderes, e um verdadeiro líder, têm a moral, ética e conduta muito elevada, para que assim possa fazer um bom trabalho. Por isso pessoas que tenham atitudes e pensamentos conturbados não adentram as nossas colunas.

- DeMolays usam uma capa preta como símbolo de coisa ruim?
 Definitivamente não, na Ordem DeMolay tudo tem um significado, a capa preta nos relembra a nossa iniciação, onde estávamos digamos que na escuridão do saber, pois não conhecíamos os segredos da ordem, até que chegamos a luz do conhecimento DeMolay momento em que estamos conhecendo os segredos da ordem. Por isso o preto da capa nos simboliza nossa iniciação.

Fonte: Filipe" APJ


terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Filantropia - Pintura do Abrigo de Idosos

    Os DeMolays do Capítulo Serra-talhadense n°721 do SCODRFB, localizado na cidade de Serra Talhada - PE, participaram da pintura do abrigo para idosos Ana Ribeiro, projeto da Tintas Coral que doou os galões de tinta, sendo a pintura um trabalho voluntário.
    O trabalho filantrópico contou com a participação de pessoas da comunidade, e também dos DeMolays, aos quais foram sob convite do Sênior DeMolay, Diogo Guilherme, que foi um dos que encabeçaram o projeto filantrópico. Dentre os DeMolays foram destaque os irmãos: Alessandro Júnior, Diogo Guilherme, Igor Leonardo, Laércio Vicente, Pytágoras Ribeiro e Thiago Filipe, e para completar o grupo, o tio Diego Inácio da loja mantenedora do capítulo Serra-talhadense (União do Pajeú n°44).
    As atividades foram realizadas entre os dias 11/12 até 21/12, onde no primeiro dia houve uma reunião com explicações sobre como seria realizada a pintura, e nos outros dias a pintura foi realizada. 
    O Abrigo Ana Ribeiro está de cara nova, com uma pintura viva, o que pode vir a animar o ambiente dos idosos que lá residem.

"Através de muito esforço e dedicação conseguimos um ótimo feito, sendo assim, gostaria de agradecer à Tintas Coral pela iniciativa", conclui o irmão Diogo Guilherme em gratidão à Tintas Coral.

Para não ficar só em palavras, vamos mostrar esse grande trabalho em equipe:
Diego Inácio(2° da esquerda p/ direita), Alessandro Júnior e Laércio Vicente

Alessandro Júnior

Laércio Vicente

Alessandro Júnior


Diogo Guilherme

Pytágoras Ribeiro


Diego Inácio




Laércio Vicente, Igor Leonardo e Thiago Filipe




Thiago Filipe e Igor Leonardo