Aprendizado DM

..

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Verdades e Mitos! - Segunda Parte



    Existem algumas outras perguntas que costumeiramente nós (DeMolays) recebemos de alguns profanos. Sendo assim tentarei responder mais algumas típicas.

Por que na Ordem de vocês só podem entrar homens?
    Nossa ordem foi criada em uma época onde a sociedade era patriarcal, ou seja, o homem era o chefe de família, sendo o responsável do lar, eles também estavam vivendo o fim da 1° guerra mundial e por isso muitos pais de família haviam morrido, deixando suas atribuições para seus filhos(homens), esses que não estavam maduros o suficiente para assumir tais responsabilidades. Então, Frank Sherman Land vendo esse cenário e inspirado no jovem Louis Gordon Lower, criou a Ordem DeMolay para jovens do sexo masculino, tentando passar os ensinamentos que um pai ensinaria ao seu filho, ensinamentos que construiriam um grande homem.

Por que essa ordem é secreta?
    Não somos uma ordem secreta, somos uma ordem restrita, ou discreta com alguns preferem dizer; se secretos fossemos, muito dificilmente saberiam da nossa existência. Temos nossas regulamentações em cartórios, as pessoas podem saber as datas de nossas reuniões, o local e horários, coisa que nunca iriam saber se fosse uma máfia ou algo do tipo.  Sendo assim as todo mundo pode saber dos nossos trabalhos, podem nos fazer visitas em cerimônias abertas, porém, não podem participar de algumas reuniões em especial, pois, são restritas aos membros da ordem DeMolay.

É verdade que vocês são o primeiro estágio da maçonaria ou maçonaria para jovens?
    Maçonaria é uma coisa, DeMolay é outra. Maçonaria é uma ORDEM e DeMolay é outra ORDEM,  as duas são distintas e únicas. Porém, existe um laço entre a Maçonaria e a Ordem DeMolay, pois, ela patrocina a nossa ordem, cedendo seu templo para que possamos realizar nossas reuniões, assim como também maçons, esses que irão nos aconselhar e ajudar a guiar as atividades do capítulo.

Então você começa no DeMolay e depois vira maçom?
    Existe a possibilidade, mas não é garantia, já que para adentrar a maçonaria, também existe uma sindicância e votação. Sendo DeMolay, você estará mais próximo da maçonaria  e pode ter uma maior facilidade de ser indicado a mesma, e quem sabe vir a ser maçom, mas repito, ser DeMolay não garante que seremos indicados a maçonaria.

Então por que ter cerimonias fechadas?
    É simples, temos cerimonias fechadas para que os ensinamentos da ordem DeMolay sejam transmitidos apenas para àqueles que merecem contempla-los, para pessoas que por comprovada idoneidade moral, seja digno da evolução que a Ordem nos trás. 

Irmãos, e pessoas em geral, se quiserem que eu faça mais "Verdades e Mitos!" com suas dúvidas, ou de pessoas que vocês conhecem, enviem-me um email com essas dúvidas e poderei estar aqui respondendo esses questionamentos.

Email: ClanDeMolay@gmail.com

Não se esqueçam de assinar o nosso feed!




    

10 comentários:

  1. Muito legal, aprendi várias coisas que eu ainda não sabia sobre a Ordem, amor! Servirá para outras pessoas conhecerem mais também, tenho certeza. Texto muito bom! :)

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado amor, é sempre muito bom saber que consegui o meu objetivo de informar e ajudar a construir um pouco do seu conhecimento.

    Minha namorada gostou de algo que fiz! \o/

    Volte sempre! ♥

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é muito bom irmão! continue assim =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito grato meu irmão. Pode deixar que vou continuar, volte sempre.
      Saudoso abraço!


      Filipe dos Santos"

      Excluir
  4. Parabéns pela postagens "Verdades e mitos" irmão, vai tira dúvida de muita gente relacionado a nossa Odem...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns , muito bem explicado sobre a Ordem , embora um dia eu quisesse comparecer a uma reunião aberta, não poderia porque a minha Igreja tem algumas regras , mas por mim eu iria sim .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, seria muito bom se você pudesse assistir uma cerimônia aberta e contemplar dos nossos ensinamentos!

      Saudoso abraço!

      Volte sempre.

      Excluir
  6. Entendi que a ordem teve sua origem num momento em que o patriarcado predominava, mas porque hoje em dia mulheres não poderiam ingressar, uma vez que há um aumento do número de mulheres chefes de família que poderiam se beneficiar com os ensinamentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, falta esclarecimento sobre essa questão.

      Excluir