Aprendizado DM

..

terça-feira, 9 de julho de 2013

Como Conseguir Memorizar Grandes Textos

Como nós DeMolays em vários momentos precisamos decorar grandes textos, existe uma necessidade de encontrar prática que nos ajude a abstrair esses textos, e assim possamos ter excelência em nossas falas, por isso decidi trazer essa postagem acreditando de que possa ser útil para os irmãos. Leiam com atenção!


A memória é dos maiores mecanismos humanos já conhecidos até os dias de hoje. Graças a ela somos capazes de gravar informações, posteriormente resgatá-las e fazermos uso delas em determinadas atividades. Podemos classificá-la da seguinte forma:
Com relação ao tempo:
Curta-duração – Dura alguns minutos para que possamos lembrar de fatos recentes e estabelecer uma conexão entre eles e o presente.
Longa-duração – Pode durar uma vida inteira. É responsável por aquilo que não esquecemos.
Com relação a natureza:
Explícita – É o tipo de memória que podemos expressar com palavras, também chamada de declarativa.
Implícita – É aquela que não podemos expressar com palavras, ao reconhecer rostos familiares, por exemplo.
Operacional – Armazenada momentaneamente para a realização de determinada atividade.
Os nossos bilhões de neurônios (células nervosas) contém informações que se conectam entre si (sinapses) através de impulsos elétricos, e fazem com que possamos estabelecer conexões e lembrar de determinados dados. A memória não está em um lugar específico, ela envolve todo o cérebro. O processo de memorização é dinâmico e aquilo que foi gravado, sob determinadas circunstâncias, pode ir esmaecendo e, caso não receba um estímulo novo, pode ser esquecido. Aliás, o processo de esquecimento é natural, não é uma falha como muitos pensam. Precisamos ordenar as informações mais importantes para usá-las corretamente no nosso dia-a-dia, se fôssemos lembrar de tudo não conseguiríamos executar nenhuma atividade com precisão.
Então, por que estudar a memória? Qual a relação da memória com a Riqueza? Isso é fácil. Hoje o que vale mais não é o dinheiro que você possui, o que vale é a quantidade de informações armazenadas e como você pode utilizá-las a seu favor. A Riqueza está nas informações. Logo podemos usar a memória de forma otimizada para sermos mais ricos nos dias atuais.

A Curva do Esquecimento

curva do esquecimento
A curva do esquecimento descreve o quanto somos capazes de reter de informações recém adquiridas. Ela é baseada nas informações adquiridas após uma palestra de 1 hora de duração.
No primeiro dia, no início da palestra, o estudante sabe algo próximo de 0% do assunto ensinado (justificando o motivo pelo qual a curva se inicia no ponto 0). Desse modo, ao final da palestra, ele saberá 100% do assunto ensinado (ao menos saberá o máximo que ele tem condições de aprender, dado o conhecimento prévio sobre o assunto). Assim, após a palestra, a curva chega em seu ponto máximo.
No segundo dia, se o estudante não tiver feito qualquer revisão do assunto (ler, pensar sobre ele, discutir sobre os tópicos aprendidos…) o estudante provavelmente se esquecerá de 50%-80% daquilo que foi aprendido. Perceba que os estudantes se esquecem mais nas primeiras 24 horas após a aquisição do que ao longo de 30 dias. Perceba que ao final dos 30 dias, restarão apenas 2%-3% de toda informação adquirida no primeiro dia. Assim, ao final dos 30 dias, você terá a impressão de que nunca ouviu falar do assunto estudado, precisando estudar tudo desde o inicio.

O Método AREC

Existe um método chamado AREC (Attention, Repetition, Emotion, Connection), baseado na neuropsicologia, que nos mostra 4 fatores básicos para tornar a sua memória mais eficiente:
Attention (Atenção) – Devemos inicialmente voltar nossa consciência para algo, a fim de que nossa mente possa se concentrar e tornar determinada informação relevante. Prestar atenção é o processo inicial de gravação da memória.
Tem importância 1.
Repetition (Repetição) – De acordo com a Curva do Esquecimento, a medida que o tempo passa vamos naturalmente esquecendo as coisas. Torna-se necessário uso da repetição para reforçar aquela informação no cérebro.
Tem importância 3.
Emotion (Emoção) – A emoção tem um papel fundamental na memória (principalmente na memória de longo prazo). Através dela podemos enfatizar determinada informação adicionando sentimento, e mostrando para nosso cerébro que aquilo é importante. É interessante notar que o hipocampo (estrutura cerebral) que é considerado a base central da nossa memória se localiza no diencéfalo (parte mediana do cérebro), o qual é responsável pelo gerenciamento das emoções e comportamentos humanos.
Tem importância 5.
Connection (Conexão) – Como foi falado anteriormente, os nossos neurônios estão todos conectados e transmitem informação entre si, logo, se você conscientemente associa uma informação a outra, está ajudando o cérebro a fazer o trabalho dele. Para lembrar-se da hidrostática você pode pensar em Arquimedes (um senhor com uma barba grande) entrando numa banheira e fazendo a água transbordar, por exemplo.
Tem importância 7
Geralmente ao tentar gravar algo na memória utilizamos apenas a atenção e a repetição, que são na verdade as menos “importantes” no processo de memorização. Deixando claro que ao utilizar a emoção, automaticamente utilizamos a atenção.
Para construir uma super-memória é preciso que você utilize todos os 4 fatores ao absorver determinada informação. Assim, as chances de gravação chegam a 90%. Usando só a atenção e repetição (a mais comum que utilizamos) a chance de lembrar é só de 22%, por isso que geralmente esquecemos o que tentamos lembrar.

O mais importante na verdade não é a memorização, mas sim o aprendizado, precisamos decorar nossas falas de modo a falar com clareza e facilidade nas nossas cerimônias, porém de nada servirão se não sabemos o porque dessas palavras. Memorizar é importante já que teremos na nossa mente sábios ensinamentos, não permitam que sejam apenas palavras esparsas ocupando espaço na sua memória, mas encontre o real sentido desses versos, e certamente usará essas palavras com mais facilidade e conduzirá uma vida digna do elevados ideais da Ordem DeMolay.


Filipe dos Santos"

4 comentários:

  1. obrigado, ajudou bastante. Pedro Prette Varandas - capitulo fé e perseverança - jaboticabal-SP.

    ResponderExcluir
  2. Fui convidado a fazer parte da ordem,porém sou total ignorante aos ensinamentos existe algum problema em ingressar assim? aprenderei desde o inicio quando fizer parte ou devo aprender antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando iniciei também era leigo, uma coisa básica pra você iniciar e sua vontade de fazer parte da Ordem, mas é bom estudar um pouco

      Excluir
  3. Isso ajudou Bastante futuramente terei minha elevação ingressei na ordem na data:11/10/2019 sou de Manaus Amazonas estouu no capítulos Unidos Na Esperança 29° Espero aprender bastante

    ResponderExcluir