Aprendizado DM

..

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Verdades e Mitos!


   
 Em tempos passados, eu (Filipe dos Santos") postei em meu site o texto respondendo algumas perguntas sobre ordens paramaçônicas, as pessoas gostaram das explicações, e nada mais justo que trazê-las pro Clan DeMolay, espero que gostem!

- É verdade que lá onde vocês se reúnem, tem um bode?
 Claro que não, afinal estamos indo a um Templo e não a uma fazenda, o símbolo do bode não faz parte de nenhuma ordem paramaçônica vista por mim.

- Vocês usam sangue nos seus rituais?
 Nunca, sangue é símbolo de vida, sem sangue não estaríamos firmes e forte para viver, para fazer o bem, então não desperdiçaríamos esse bem precioso por nada, o nosso sangue deve ser usado para ajudar quem precisa dele, por isso o incentivo a doação de sangue é constantemente feito por nós.

- Essa ordem de vocês é uma religião?
 Não, muito pelo contrário, é uma organização que aceita membros das mais variadas religiões, desde que eles acreditem num único ser supremo, criador do céu e da terra. Essa forma de manter a ordem com membros das mais variadas religiões, nos ensina a ser tolerantes em nossas opiniões respeitando assim todos os irmãos e religiões.

- Vocês ajudam outros membros que estejam em maus condições?
 Certamente, todos os membros da nossa ordem, são considerados irmãos/primos e tomando por exemplo a sua família tenho certeza que nunca deixaria um irmão teu em condições ruins, pode ter certeza que apoio sempre teremos dos nossos irmãos, primos e tios.

- O que vocês fazem lá?
 Nos reunimos, e debatemos os mais variados assuntos, planejamos filantropias, iniciações, elevações, debatemos questões críticas, estudamos simbologias e histórias, aprimoramos nossa postura em um meio social, melhoramos nossa oratória, debatemos assuntos relativos a administração capitular, etc.

- Vocês têm uma hierarquia?
 De certa forma sim, mas existe um respeito mútuo, e por maior que seja o cargo, ele está alí para orientar e administrar, cada membro é ordenado pelas regras da Ordem, e não pelas vontades do presidente. A igualdade prevalece entre os altos cargo e os pequenos, pois a união de todos eleva a força e efetividade da nossa ordem.

- Vocês agem melhorando pessoas ruins?
 De forma alguma, nós agimos aperfeiçoando os bons, por isso é uma ordem muito seletiva, pessoas ruins não são qualificadas as nossas iniciações. Somos como muitos membros dizem: Uma escola de líderes, e um verdadeiro líder, têm a moral, ética e conduta muito elevada, para que assim possa fazer um bom trabalho. Por isso pessoas que tenham atitudes e pensamentos conturbados não adentram as nossas colunas.

- DeMolays usam uma capa preta como símbolo de coisa ruim?
 Definitivamente não, na Ordem DeMolay tudo tem um significado, a capa preta nos relembra a nossa iniciação, onde estávamos digamos que na escuridão do saber, pois não conhecíamos os segredos da ordem, até que chegamos a luz do conhecimento DeMolay momento em que estamos conhecendo os segredos da ordem. Por isso o preto da capa nos simboliza nossa iniciação.

Fonte: Filipe" APJ


11 comentários:

  1. Ótiiimo texto, tu tá de parabéns, como sempre! Muito bom para instruir e acabar com dúvidas e certos preconceitos em relação à Ordem DeMolay. *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! É uma verdadeira luta ter que lidar com certos pensamentos que as pessoas têm, porém, na medida do possível tentamos reverter essa situação(chata) que todo DeMolay tem de vivenciar!

      Saudoso Abraço meu AMOR!

      Filipe dos Santos"

      Excluir
  2. Mas a parte preta da capa representa o luto pela morte de Jacques De Molay e os templários, a parte vermelha representa o sangue derramado por eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente meu irmão! Determinados símbolos não se detêm a apenas um significado, sua afirmativa é verdadeira, assim como a minha também.

      Mesmo assim muito obrigado pelo comentário meu irmão, um saudoso abraço e volte sempre!

      Filipe dos Santos"

      Excluir
  3. Adorei o texto ! Meu Irmão
    Fique na Paz

    Saudações em DeMolay

    Felipe Santos"

    ResponderExcluir
  4. por que é tudo tao escondido ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há nada escondido, todos os nossos trabalhos são públicos, qualquer pessoa pode saber. Porém, como eu já disse na segunda edição do "Verdades e Mitos!", somos uma ordem RESTRITA, não é qualquer pessoa que pode participar dela, e sendo assim temos reuniões que só os MEMBROS podem participar, nessas vamos discutir TRABALHOS aos quais posteriormente viremos a executar, como por exemplo filantropia, ações sociais, etc.

      Um exemplo de restrição, é que não é qualquer pessoa que pode entrar em minha casa(sem permissão) a não ser a minha família, acho que deve ser assim também em sua casa! Está me compreendendo?

      A única coisa que é secreta na nossa Ordem, são nossas formas de reconhecimento, para que possamos garantir se alguém É, ou, NÃO É DeMolay.

      Espero ter ajudado!

      Saudoso abraço e volte sempre!

      Filipe dos Santos"

      Excluir
  5. O que significa B.O.D.E?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Batalhão de Operações DeMolays Especiais!

      Excluir
    2. Olá,

      Essa sigla B.O.D.E. Nada mais é do que uma forma que alguns DeMolays usam para fazer uma ilusão da palavra "BODE", porém, significa: "Batalhão de Operações dos DeMolays Especiais".

      Volte sempre!

      Excluir